Cilindrada: 1248 cm3
Diâmetro/Curso: 69.60 mm x 82.99 mm
Taxa de Compressão: 18.00:1
Potência: 70 cv @ 4000RPM
Binário: 170 Nm @ 1750RPM
Distribuição: DOHC, 16 válvulas
Alimentação: Diesel, Injeção Eletrónica
Sobrealimentação: Turbo
Após tirar a carta de condução, 2 dias depois, apanhei o comboio de Lisboa para Aveiro, e fui até Arcozelo das Maias, perto de Oliveira de Frades, no distrito de Viseu.
Para quê? Para fazer uma roadtrip com o Bruno Fernandes de Viseu até Mafra, de forma a ter o carro em Mafra e ficar com ele.
Só com 2 dias de carta de condução! Foi uma adrenalina do caraças, já que apanhei uma festa do caracol perto de Loures, estava um trânsito imenso numa subida inclinada, mas estou a divagar.
O Corsa era inicialmente um carro de repórter do Diário de Notícias, ainda se vêm as letras nas portas num certo ângulo de luz. Foi comprado por 9000€ pelos meus pais, por volta de 2005-2006, ficou na família até eu tirar a carta e ser o "dono".
A verdade é que o carro pertence aos meus pais, tive uma sorte danada por me deixarem ter a liberdade que tenho, se bem que quando é para puxar a sério, ou voltas sem fim, ponho o meu próprio combustível.
O carro está praticamente stock, salvo as jantes Butzi Vendetta, encomendadas por mim.
A condução deste carro, é simples. Conta com ABS, direção assistida e ESP. De resto não tem mais nada. Tem uma tendência a fazer subviragem em curvas com alguma velocidade, se bem que é uma diversão total controlar a subviragem a meio da curva, e de sentir a traseira a soltar-se de acordo com o input de pedal, é a vantagem do turbo, ter um pico de força quando quero.
Já levei o Corsa aos 180km/h, a caixa permite chegar aos 200km/h, pena que o Binário é inexistente ás 4000RPM.
Para 1º carro, este é impecável, poupa que se farta, tem um turbo para brincar nas curvas, ensina tudo sobre understeer e leva as pessoas para onde for preciso.
Futuros planos para este carro? Muito poucos, não sei se vai ser vendido, e conduzo um Nissan Leaf. Se é vendido para comprar um carro diferente, com menos km's, com o dinheiro de venda do Corsa.
A verdade é que o Corsa não foi uma escolha minha, não dei um nome ao carro, não existe aquela ligação emocional. Se for para comprar outro carro, aí tenho oportunidade para dar a minha opinião e ficar com um carro, um projeto...
Obrigado pela atenção,
Ricardo Marques