Honda Civic ESi Coupé EJ1 1.6i
Como já viram e conhecem, apresento aqui o meu projecto do DE.
Este Honda Civic está nas minhas mãos desde 2014 e o percurso com ele já foi algo atribulado mas já deu bastantes frutos.
Quando vi o anúncio dele no OLX em '14 contactei a pessoa de imediato, e no dia a seguir fui logo vê-lo ao vivo, tendo ficado e mudado de nome logo nesse dia.
Foi me dito que o carro trazia problemas nos segmentos de óleo dos pistões e estava a queimar imenso óleo e que trazia molas de rebaixamento da eibach.
Verdade e mentira, as molas estão cortadas.
Dois meses depois e algumas viagens e puxanços parti o motor devido a falta de óleo no motor, pelo que paguei circa 3000€ por uma reparação profunda do motor.
Desde então tem sido modificar exteriormente e algumas outras reparações mais pequenas.
Dados técnicos:
Motor D16Z9
Cilindrada: 1590cm3
Diâmetro/Curso: 75mm x 90mm
Taxa de Compressão: 9.3:1
Potência: 130hp (97kw) @ 6600RPM
Binário:144Nm @ 5200RPM
Distribuição: SOHC VTEC 16 válvulas, 4 válvulas por cilindro
Alimentação: PGMFi Injecção Multi-ponto OBD1
Sobrealimentação: Aspiração Natural
Não tinha "objectivo" em mente ao fazer estas coisas todas, pelo que muitas ideias de mods para o carro eram quase sem nexo, sem fazerem muito sentido postas todas juntas, mas desde então decidi fazer do DE um projecto MUGEN com algumas inspirações nos Kanjozoku de Osaka, JP.
OpiniãoBom, eu adoro o carro.
Acho que mesmo com os seus problemas, contraria tudo o que se pensa da 5a geração do Civic.
Apesar de ter motor série D (D16Z9) ao invés de ter um série B, ele mexe-se muito bem devido aos 130 cavalos nipónicos metidos à estrada através de uma cuidadosa construção de modo a não perder rendimento; o Sistema VTEC de segunda geração não olha a economias como os sistemas posteriores dando uma alma nova ao carro a partir das 4700rpm; Tem uma aceleração bela apesar de ser tão grande; tem um aspecto que amo, baixo, largo e esguio ao ponto de parecer um torpedo, um míssil; e a condução em si, na minha opinião é fenomenal. Sinto uma estabilidade enorme, mesmo quando se aproxima do limite de despiste, agarrando-se às curvas e atacando-as sem qualquer problema.
Planos FuturosBom, a minha ideia neste momento é de abrir o motor e modifica-lo de maneira a fortacelê-lo e a melhorar o seu desempenho, para tal vou mexer com aumentos de cavalagem através da redução de perdas mecânicas e do aumento da taxa de compressão do motor.
Para isso vou começar maioritariamente por trocar os êmbolos dos pistões por uns mais cabeçudos de modo a reduzir o tamanho da câmara de combustão. Passando de pistões P29 (D16Z9) para Pm7 (D16A9) passando a taxa de compressão de 9.3:1 para 10~11:1
Depois vou trocar a cambota para uma mais forte, como a do D16A9 do CRX/Civic 16i16, e as bielas do D16A9 também.
Tudo isto, fechado com bronzes de cambota e de bielas da ACL Race Australia para Integra MK1
Segmentos novos nos êmbolos OEM para evitar... problemas do passado
Vou também abrir o caudal da bomba de óleo para garantir que o óleo faz o trabalho dele;
Filtragem de óleo da K&N mas no futuro passará a ser MUGEN também
E para finalizar o processo, uma junta de cabeça com espessura especifica estampada em bronze para tirar o máximo da taxa de compressão nova
Em termos do resto do carro, vou instalar amortecedores a gás Bilstein B4, Molas progressivas Eibach Pro-Kit -30mm Pretas, barras estabilizadoras Integra Type-R DC2, Jantes Artec "15 com pneu 195/55R15 e uma panela de escape final Vibrant Black Flatback assim como o aileron do Integra Type R DC2